Já ouviu falar sobre energia híbrida? Em poucas palavras, se trata de um sistema formado por duas ou mais fontes de energia renováveis, por exemplo, a energia eólica e a energia solar.
Mas, sabemos que apenas essa definição não é o suficiente sobre o assunto. Por isso, preparamos um mini guia com as principais informações sobre a energia híbrida. Nessa matéria vamos usar a energia eólica e a energia solar como referência na fonte de energia renovável.
Antes de começarmos de fato a falar sobre energia híbrida, vamos entender melhor como são as fontes que geram essa energia verde. Assim, ficará mais fácil compreender o funcionamento desse sistema.
- Energia Eólica
- Energia Solar
Como funciona a energia híbrida
Um sistema de energia híbrido abastecido por energia solar e energia eólica inclui módulos fotovoltaicos, uma turbina eólica pequena, tecnologia de controle elétrico e algumas baterias para os períodos de baixa geração de energia, e utilização posterior.
A energia híbrida também pode ser independente. Para isso o sistema de energia verde precisa ser estruturado utilizando energia eólica e energia solar, para então suportar um sistema que não precisa da fonte de alimentação (todo a eletricidade vem da energia renovável, o vento e sol). Veja a imagem do sistema abaixo!
Outro tipo de sistema híbrido, é o que é abastecido por energia eólica e energia solar, ele pode ser montado a partir de um gerador de vento e painéis solares. Durante a noite, esse sistema continua a ser alimentado pelo gerador de energia eólica, juntamente com a energia que ficou armazenada nas baterias.
Vantagens da Energia Híbrida
O sistema híbrido eólico-solar é uma excelente opção para diminuir o consumo de energia elétrica vinda das empresas que distribuem energia. Além do mais, o sistema híbrido é uma fonte de energia renovável/energia verde e não causa impacto no meio ambiente, diferente dos combustíveis fósseis, que são os mais usados para gerar energia.
Aplicações da Energia Híbrida
Os sistemas híbridos funcionam muito bem em regiões onde os ventos e os raios solares se complementam significativamente. Para total eficiência do sistema, a energia híbrida precisa ser implementada em lugares onde o vento sopra frequentemente e os raios solares sejam constantes.
Portal Solar
Comentários
Postar um comentário